segunda-feira, 3 de novembro de 2008


Três fiscais do Ibama e quatro policiais militares paraenses foram surpreendidos por disparos quando fiscalizavam um acampamento de extração ilegal de madeira no município de Rurópolis (PA), segundo informações da instituição federal.
“Fomos verificar uma denúncia em área de grande exploração madeireira”, conta o técnico ambiental Manoel Costa, um dos três agentes que participaram da ação, ocorrida na quarta-feira (29). “No caminho havia muitos atoleiros e utilizamos o guincho do carro para chegar ao local. O barulho deve ter afugentado o pessoal do acampamento, pois, quando chegamos, já não havia ninguém lá”. Assim que desceram das viaturas no acampamento, no entanto, os agentes ouviram uma série de disparos, segundo Costa. Houve troca de tiros, todos se esconderam e ninguém ficou ferido.
No local não foi encontrada nenhuma pista que apontasse a identidade das pessoas que ocupavam o acampamento na floresta, exceto uma motocicleta, que foi levada a Itaituba, onde fica o escritório do Ibama mais próximo.
No caminho para a cidade, o grupo se deparou com um bloqueio na única estrada de saída do acampamento. “Eles haviam atravessado toras no caminho e puseram duas cruzes de madeira, provavelmente para nos assustar”, conta Costa. Com cobertura dos policiais, os troncos foram removidos.
O técnico disse que o proprietário da motocicleta encontrada no acampamento foi identificado e se apresentou às autoridades, mas negou envolvimento na troca de tiros. Foram registradas autuações por infração ambiental e também ocorrência policial por causa dos disparos.

Nenhum comentário: