quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pouca praia.




Após sofrer com a maior enchente já registrada na historia, agora a preocupação é com a vazante lenta dos rios, os organizadores da festa do Sairé estão preocupados com a lentidão, já que boa parte dos visitantes vem por causa das belezas das praias famosas de Alter do Chão.

Duas luas.


O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.
Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na piramide ao lado do Observatorio Estrelar em Palenque, Chiapas -México. Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala. Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.
Duas Luas no Ceu No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia, olhe para o ceu,
O planeta Marte será a estrela mais brilhante do ceu, e será tao grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.
Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá novamente no ano de 2287.

Sairé 2009: Comunitários assumem evento


Diferente dos anos anteriores um dos maiores eventos culturais do Oeste do Pará não será realizado por empresas terceirizadas. A festa que deve acontecer no período de 10 a 14 de setembro em Alter do Chão será administrada em totalidade pelos comunitários da vila.

Uma comissão de moradores ficará responsável por organizar tanto a parte cultural como religiosa do Sairé.

A decisão foi comunicada na quarta-feira (12) durante a coletiva de imprensa da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo. Segundo ela a prefeitura assumirá somente a parte de infraestrutura do evento. Cerca de R$ 600 mil serão investidos em melhorias em Alter do Chão, visando proporcionar aos visitantes conforto e comodidade durante os dias de festa.

‘A coordenação do Sairé é dos comunitários de Alter-do-Chão. Eles entenderam que é melhor assim, e nos passaram apenas as informações de que já têm alguns patrocínios. Nós vamos ajudá-los. Vamos fazer apenas a parte de infraestrutura, que é quase uma obrigação da prefeitura’ afirmou Maria do Carmo.

Com as mudanças a expectativa é que o Sairé deste ano seja um sucesso.

2008

O período posterior a festa no ano passado foi marcado por diversas críticas, uma das quais de que o Sairé estaria perdendo sua essência, passando a ser um evento meramente comercial, desprezando suas origens.

Contrariando os moradores a empresa terceirizada priorizou mais a disputa dos botos no Sairódromo, do que a parte religiosa da festa que engloba os rituais dos índios Boraris. Quem foi a Alter do Chão e esperava ver um espetáculo tradicional, vivenciou o esforço dos comunitários em manter a tradição.

Visando acalmar os ânimos algumas autoridades políticas participaram da liturgia, no primeiro dia como a Subida dos Mastros, mas a presença de tais pessoas não foi notada no encerramento da parte religiosa poucos dias depois.

Campeão

Na disputa no Sairódromo, o Boto Cor-de-Rosa levou a melhor com 1416, 60 pontos, contra 1413,40 do Tucuxi.

O Tricampeonato foi comemorado com muita euforia pelas ruas de
Alter do Chão.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Luz e devoção nas àguas do no rio Trombetas.







Oriximiná - Fé em Santo Antônio move milhares de fiéis pelas águas do Rio Trombetas.

Os trabalhos iniciam bem antes do Círio. Na várzea, o ribeirinho procura a anhinga, planta aquática típica da região que é utilizada para confeccionar um dos símbolos mais tradicionais da festa, as barquinhas. Nesses objetos são colocadas as velas que iluminam a procissão.

O Círio tem início ainda pela tarde em uma das comunidades ribeirinhas de onde sai a balsa com a imagem de Santo Antônio. Dada a partida inúmeros barcos surgem e seguem pelo Rio Trombetas.

Mas é quando anoitece que o Círio ganha forma. As mais de 10 mil barquinhas iluminadas formam um cenário surpreendente. Juntamente com elas, várias embarcações enfeitadas comemoram a devoção ao Santo com fogos de artifício. Mais de meia hora de espetáculo no céu e no rio.

Após o percurso fluvial, a imagem de Santo Antonio segue em uma nova procissão, dessa vez pelas ruas da cidade.

O povo oriximinaense expressa sua devoção das mais diversas formas.

Crianças vestidas de anjo e até idosos em cadeira de rodas acompanham a manifestação religiosa.

“Pra mim que vim de Roma, ver esse povo cheio de fé em Deus através de Santo Antônio é uma ocasião de renovar a minha fé”, disse Padre Arlindo da Congregação Verbo Divino.

A tradição em Oriximiná já dura mais de meio século.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Festval das Tribos de Juruti












Numa disputa de gigantes entre as tribos Mundurukus e Muirapinima, os muirapinimas venceram o décimo quinto festival das tribos de Juruti no Oeste paraense.
A pequena cidade de pouco mais de 40 mil habitantes recebeu visitantes da varias partes do Brasil e do Mundo, durante as apresentações as tribos abusaram na criatividade e temas focados em defesa da amazönia.
O titulo quebro um jejum de 3 anos dos muirapinimas.